Prévia: F1 2012
Rodrigo Guerra
Do UOL, em São Paulo
Depois de anos fora do mundo dos videogames, a Formula 1 está perdendo aquele brilho de novidade que teve outrora. Já não é mais novidade ver os possantes da categoria mais glamorosa do automobilismo nos videogames e no PC. E a Codemasters Racing sabe disso.
Tendo isso em mente, a empresa promete um jogo mais realista e ao mesmo tempo em que murmura o mantra ‘acessibilidade’. Foi isso o que Akuila Iliesa, produtor de “F1 2012”, disse para a reportagem deUOL Jogos quando esteve de passagem no Brasil no início de agosto.
Agora, antes de entrar em um cockpit, o jogador deverá passar por um teste chamado YDT (sigla em inglês que significa Teste para Jovens Pilotos). “Nos outros games, nós colocávamos os jogadores dentro de um carro supondo que eles sabiam exatamente o que fazer. O YDT é basicamente um tutorial que ensina os fundamentos de como dirigir um carro”.
CADÊ O SENNA?
![Reprodução Reprodução](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_stMjSamJr9WWE6Dq1uh0eWgR3urIrRZxvkTJreaftzaltP-b2jupBQiX_JLNn3Ajh_dFMMKiZflYFQ4--GpN_wM8KEc332RgF4N36uWqjKUeGG38skvp3Mw7Hj4T10do8L=s0-d)
Não será neste ano que veremos Ayrton Senna no jogo da Codemasters Racing. “Existem certas restrições com o que podemos fazer com a licença da Formula 1”, disse Akuila Iliesa, o produtor de “F1 2012”. “Todo ano ouvimos os fãs clamando para trazer corredores antigos, como o Senna, Mansell e outros”. Pelo menos existe uma luz no fim do túnel: “Vamos tentar trazê-los no ano que vem se tudo der certo com as negociações com os realizadores da Formula 1”.
Fazendo justiça à categoria: pilotar um carro de F1 é bem diferente de um carro ‘normal’, como uma Ferrari ou Mercedes-Benz. Aqui falamos em décimos de segundo que podem distanciar o primeiro do décimo lugar em um treino livre. Por isso é de suma importância saber o momento certo no qual os freios devem ser acionados antes de entrar em uma curva. “O YDT não vai ensinar os fundamentos da física, mas sim a forma natural de entender como ela funciona”, explica.
Mas a tal da ‘acessibilidade’ não termina aí. Imagine que para terminar uma temporada com 16 circuitos são necessárias 25 horas de jogo – e tudo isso em uma equipe pequena. Claro que isso assusta os jogadores casuais, afinal, quando falamos em Formula 1 pensamos em Williams, Ferraris, McLarens e RBRs – não em Lotus ou outras equipes menores.
Foi pensando nisso que foram criadas categorias que são propícias para os iniciantes: a Season Challenge e Champions Mode. No primeiro modo a temporada é reduzida para 10 circuitos e cada prova tem 5 voltas. Cada corrida possui um desafio e se o jogador conseguir alcançar o objetivo, novos contratos com equipes maiores são oferecidos.
Isso permite que o jogador sempre tenha incentivo para continuar jogando e chegar aos times maiores em apenas uma carreira. Isso significa que 3 a 4 vezes menos tempo para atingir os mesmos objetivos.
Mas o jogador (e não só o casual) quer jogar com as estrelas da Formula 1. É para quem acorda cedinho nos finais de semana que a Codemasters criou o Champions Mode. Neste modo vamos jogar contra Kimi Räikkönen, Lewis Hamilton, Jenson Button, Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Michael Schumacher em desafios realmente impressionantes.
Um bom exemplo disso é o desafio de Räikkönen no qual o jogador está nos boxes com pneus novos e deve ultrapassar Kimi e outros cinco pilotos que estão com pneus desgastados – e tudo isso em apenas cinco voltas. É muita emoção, amigo.
Simulação ao pé da letra
Quem já conhece a franquia pensa algo do tipo: “o que tem de novo pra mim?”. Bom, começando pelo fato de “F1 2012” ter o novo traçado do Circuito das Americas. Suas 20 curvas e trechos de alta velocidade são simplesmente fantásticos. Mas só um traçado não é suficiente – e até poderia ser lançado como um conteúdo extra por download.
“Nós melhoramos os gráficos, melhoramos os controles. Mas o que é realmente novo é o sistema de clima”, conta Iliesa. Segundo ele, esse novo sistema permitirá que o jogo seja mais estratégico por conta do clima dinâmico.
RESPEITO AO PS3
![Reprodução/DigitalFoundry Reprodução/DigitalFoundry](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s8jzjNJWsv9XXWtcxy4AqNd6g-94yBW0JmNGwzrGc1djqS5FsVa46iJkIQSA0ynADWmmPo6ClVkVyldFTvOLq1pw9BaBCnxJB7FO8ncmPctYRDXimWhV0Hk9xkCSvAbyUR=s0-d)
“Estamos cientes sobre as diferenças visuais entre ‘F1 2011” para X360 e PS3 e quero dizer que não vamos cometer os mesmos erros em ‘F1 2012’”. Estas são as palavras do produtor Akuila Iliesa. Realmente, são gritantes as diferenças gráficas entre as plataformas no jogo do ano passado. Um dos exemplos pode ser visto na imagem acima (clique para ampliar). Será que neste ano as coisas serão diferentes?
“Imagine uma nuvem de chuva que chega e que cobre o traçado, deixando a pista completamente encharcada. Durante a corrida, esta nuvem vai embora ou se dissipa deixando pontos molhados e outros secos. Dessa forma o jogador deverá pensar na estratégia de pneus (se corre com o conjunto intermediário ou se continua com o para pista molhada) e na carga aerodinâmica de seu carro, forçando a controlar a aceleração durante as curvas. Tudo isso enquanto corre procurando os locais mais secos do traçado”, explica.
Falando em chuva, no ano passado o jogo era insuportavelmente difícil de jogar em traçados muito molhados. Isso porque a nuvem que era levantada pelos carros era muito densa, o que impossibilitava ver o que estava bem à sua frente. Se por um lado isso representa o realismo de um jogo de Formula 1, por outro, frustrava e deixava a corrida desnecessariamente difícil demais.
“Nós sabemos que isso foi frustrante e por isso diminuímos a densidade do spray deixado pelos carros. Agora o jogador terá visibilidade entre 60 e 70% do que está acontecendo na pista”, conta o produtor.
Seguindo a linha realística, neste ano a inteligência artificial e a física do jogo vai permitir que “F1 2012” seja mais competitivo. “Eu estava jogando outro dia e percebi que em meu campeonato estava bem equilibrado. Em seis corridas foram seis vencedores diferentes – assim como está acontecendo neste campeonato. E isso foi bem legal, pois é exatamente isso o que queremos fazer com este jogo”.
O que não dá pra deixar passar batido é que “F1 2012” está muito, mas muito bonito. Os menus foram refeitos e a versão mais atualizada da EGO Engine mostra carros, pistas e tudo mais nos mínimos detalhes.
Isto posto, não dá pra dizer que “F1 2012” seja um game como qualquer outro. São muitas novidades reais e palpáveis, seja para quem jogue de vez em quando, seja para quem quer ser um campeão virtual. Agora resta esperar a luz verde acender no dia 28 de setembro e escolher sua máquina faviorita: PC, PS3 ou X360.
PRODUTOR MOSTRA "F1 2012" NA E3 2012